quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

“Continue a nadar”

Bom, talvez esse título te pareça meio estranho, ou  fez você lembrar da famosa dory do filme procurando o nemo, que usa esse bordão.
Como todos, eu também não sou de ferro e acabo muitas vezes me magoando, ora com um, ora com outro, isso ocorre em vários ambientes do meu dia a dia e não seria diferente na Igreja. Assim, muitas vezes surgem questionamentos sobre a ação do outro ser justa ou correta, mas é quando me lembro que só Deus poderá responder isso, e que assim como eu, o outro também está sujeito a erros.
Na véspera de Natal, vi em uma reportagem alguns trechos da homilia do Papa Francisco que simplesmente me encantaram, que foram:
1.    "Nós mudamos, a Igreja muda, a história muda, quando começamos a querer mudar — não os outros, mas a nós mesmos, fazendo da nossa vida um dom",
2.    "Assim se mostra Jesus nesta noite: não mudou a História forçando alguém ou à força de palavras, mas com o dom da sua vida. Não esperou que nos tornássemos bons para nos amar, mas deu-Se gratuitamente a nós."
3.    "Por nossa vez, não esperemos que o próximo se torne bom para lhe fazermos bem, que a Igreja seja perfeita para a amarmos, que os outros tenham consideração por nós para os servirmos. Comecemos nós"
Diante dessas declarações, mais uma vez me lembro da ordem do pequeno peixinho, que mesmo sem perspectiva de um futuro melhor, gritava instantemente “continue a nadar”. E é esse convite que quero te fazer nesta tarde, um convite meio estranho, mas muito valioso. A Dory viu que, ela e os demais peixes, não iriam mudar exatamente nada se continuassem quietinhos ali dentro daquela rede, foi quando ela decidiu começar a nadar e passou essa ideia a diante. E é assim conosco também, está cansado de ver as coisas como elas estão??? Comece a nadar e depois que tiver começado a nadar poderá sugerir que os outros também nade com você. Mas não se esqueça, o primeiro e o passo mais importante é o teu, não espere a mudança do outro, seja você a mudança.


2 comentários: