quinta-feira, 4 de julho de 2019

Sal da Terra, luz do mundo

 
Hoje resolvi falar um pouquinho sobre o nome do blog/ da página. 
Bom, quando se decide criar um blog ou uma página, a primeira etapa é decidir um nome, e confesso que esta etapa foi bem difícil para mim, pois queria algo que mostrasse a nossa missão, queria um nome que por si só já deixasse claro sobre o que este blog/página trataria. Foi então quando decidi colocar o nome de “Sal da Terra, luz do mundo”.

No Evangelho de São Mateus 5;13-15 encontramos Jesus dizendo aos seus discípulos que eles deveriam ser o sal da Terra e a luz do mundo, mas será que sabemos o verdadeiro significado dessas palavras?

Para explicar melhor esses versículos, vou explicar um pouquinho sobre como funciona a extração do sal e sobre uma passagem que se encontra no Evangelho de São João 1; 9.

Antes do sal chegar no supermercado todo embaladinho e bonitinho, ele passa por todo um processo. A primeira parte do processo é a extração, ou seja, ele é retirado da terra, do mar ou de lagos para, após isso, ser tratado e finalmente ser embalado, comerciado e dar o sabor para os alimentos. E é justamente isso que deve acontecer conosco, devemos sempre ter em mente que, para sermos sal da terra, é necessário primeiro estarmos em união com Deus (de forma ilustrativa, devemos estar em união com a terra, o mar ou o lago) e é unicamente por causa dessa união que podemos ser transformamos em sal. Mas, diferente do que acontece com o sal de cozinha, nós não passamos pelo processo de extração, afinal de contas, nós só iremos ter o verdadeiro sabor em quando estivermos unidos a Deus.

Já a passagem do Evangelho de São João 1; 9 vem nos dizer que o Verbo é a verdadeira luz, que vindo ao mundo iluminou todo homem. Sendo assim, podemos afirmar que somos como a lua que não tem luz própria, mas reflete a luz sol. Apesar de não termos luz própria,  devemos refletir a luz de Jesus, que é a verdadeira luz do mundo.

Diante desta explicação, podemos concluir que, quando Jesus nos convida a ser sal da terra e luz do mundo, é um convite para que nós possamos levar ao mundo o verdadeiro sabor que só se encontra Nele, é um convite para  que possamos refletir e iluminar o mundo com a única luz que pode iluminar este mundo de trevas, luz esta que é o próprio Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário