terça-feira, 2 de julho de 2019

"Você tem um chamado diferenciado”

 
“Sede santos porque eu sou Santo! ” (Lev 11, 44).

Sábado, após a reunião de ministério, estávamos em 3 meninas e 3 meninos conversando na calçada em frente ao Centro Pastoral, quando uma senhora chegou próximo de nós e perguntou se poderia falar um pouquinho conosco. A nossa resposta foi sim, e ela começou falando que “ninguém coloca a mão em um escolhido do Senhor”. Nós, de uma forma simples, só concordamos, mas foi quando ela decidiu contar um pouquinho da sua história. Falou que perdeu a filha faz 3 meses, e que por causa disso, começou a fazer uma coisa que ela nunca havia feito: beber cachaça. Contudo, relatou também, que naquela noite, não queria dinheiro, só queria comer algo e nos perguntou se tinha como alguém comprar algo para ela comer. Porém, nós estávamos sem dinheiro, e falamos isso para ela. E para a nossa surpresa, ela continuou falando algumas coisas, só que direcionando as palavras para quem ela queria. Ela falou algo que não lembro para a Fer, e depois olhou nos meus olhos e disse: “você tem um chamado diferenciado”. Eu, com um pouco de vergonha, agradeci. Deste modo, falou mais algumas coisas e foi embora.

Após ela ir embora, conversamos um pouco sobre o que ela tinha falado, nos despedimos e cada um foi para a tua casa. Mas confesso que eu fui do Centro Pastoral até em casa pensando na frase que ela havia me dito e cheguei à conclusão que, apesar de todos ter o mesmo chamado, cada um é diferenciado do outro.

O primeiro chamado que Deus nos faz é o chamado a santidade. A vocação de todo Cristão é a santidade, como nos afirma o Papa Francisco “a santidade é para todos”. Sendo assim, apesar de termos  chamados iguais, no teu resultado, podemos afirmar que cada um tem um chamado diferenciado.

Pode estar parecendo um pouco confuso, até mesmo porque é um pouquinho difícil explicar, mas vamos lá. O chamado a santidade que eu tenho é o mesmo chamado a santidade que você tem, mas ele é diferente porque vou alcançar este resultado através de um caminho e você irá alcançar este resultado através de outro caminho.

O que quero falar com isso??? Quero falar algo muito simples, que a nossa meta é a mesma: a santidade, mas o caminho a percorrer é diferente. Por isso, é importante focar no nosso caminho e não no caminho do outro, porque por mais que talvez você venha a conhecer o caminho do outro, só ele poderá percorrer. Então, se preocupe em desvendar os mistérios e percorrer o teu caminho. Nós podemos e até devemos ter pessoas que nos inspira, mas devemos olhar para elas como inspiração e não como modelo a copiar, porque as dificuldades de cada pessoa são únicas, por mais que talvez seja parecida a forma de alcançar, o teu chamado é diferenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário