quinta-feira, 27 de junho de 2019

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 
Boa Tarde, povo de Deus!
 
Hoje é um dia muito especial, afinal de contas comemoramos o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
 
O título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos lembra duas coisas: que Maria é o nosso eterno socorro diante de Deus Uno e Trino. Ela é a nossa advogada de todas as horas, é um elo entre a humanidade e Deus. Ela que foi em todos os momentos da vida de Jesus o seu socorro.

Encontramos presente na Igreja Católica uma riqueza muito grande, seja ela: na Sagrada Escritura, em seus ensinamentos, na tradição, no magistério, nos costumes. E assim também é nas imagens que veneramos, e com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, não é diferente. Sendo assim, vou falar um pouquinho sobre a riqueza desse ícone.

No ícone é possível encontrar 4 abreviações em grego, uma significa a palavra Mãe de Deus, Jesus Cristo, São Gabriel e São Miguel; a estrela que se encontra no véu de Maria significa que Ela é a estrela que nos guia até o seu Filho; o arcanjo São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja, e o cálice da amargura; o arcanjo São Gabriel segura a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus; a boca de Maria é pequena e delicada simbolizando o seu silêncio; os olhos de Maria estão voltados a nós, afim de ver as nossas necessidades e a sandália desatada simboliza que os pecadores estão presos por fio a Jesus.

Que a partir do dia de hoje possamos reconhecer Nossa Senhora como a estrela que nos guia até Jesus, que a exemplo dela possamos nos silenciar para ouvir a vontade de Deus, que quando trocamos olhares com Ela possamos encontra o consolo de nossas aflições e que a cada momento possamos desejar estar presos aos pés de Jesus, como a sua sandália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário