segunda-feira, 24 de junho de 2019

Ser como São João Batista

Hoje celebramos a festa de São João Batista, filho de Santa Isabel e primo de Jesus Cristo.

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus, era filho de Santa Isabel e Zacarias, foi fruto da oração dos pais (Lucas 1, 13), sendo um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai. E o  mesmo anjo disse a Zacarias que o seu filho seria grande diante do Senhor, e cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. Santa Isabel e Zacarias mantiveram a gravidez em segredo durante 5 meses.

No sexto mês o anjo Gabriel foi enviado a Maria para anunciar que Ela seria a mãe de Jesus, e também comunicou que sua prima Isabel estava grávida. A Sagrada Escritura nos narra que, naqueles dias, Maria foi apressadamente ao encontro de sua prima Isabel, e que essa, ao entrar na casa de Zacarias e saudar sua prima, a criança saltou no ventre de Isabel, ficando cheia do Espírito Santo.

Não há mais nenhum relato sobre a infância, adolescência e juventude de São João Batista na Sagrada Escritura, porém, estudiosos mostram que depois, com idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista e viveu em profunda penitência e oração. Já na vida adulta, podemos encontra alguns relatos, como por exemplo, o Evangelho de São João 1, no qual narra que São João Batista era um homem enviado por Deus, que não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Neste mesmo Evangelho, quando os sacerdotes e levitas perguntam a João quem ele é, ele responde: “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”.

“São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse”, viveu e morreu em santidade.

Hoje, como Católicos, somos chamados a seguir o exemplo de São João Batista e viver em profunda penitência e oração. Também não somos a luz, mas sabemos e reconhecemos que Jesus é a verdadeira Luz e devemos dar testemunho da Luz. Somos chamados a anunciar ao mundo o Reino do Céu e viver em santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário