sábado, 29 de junho de 2019

São Paulo Apóstolo


Onde o pecado abundou, superabundou a graça” Romanos 5:20.

É com esse pequeno versículo que quero proporcionar uma reflexão sobre a vida de São Paulo. A conversão desse grande Santo é narrada no livro dos Atos dos Apóstolos 9.

Saulo, como era chamado antes de sua conversão, foi um grande perseguidor dos discípulos de Jesus, era cidadão romano e tinha conhecimento da lei. Saulo respirava ameaças e mortes contra aqueles que seguiam Jesus.

No texto Bíblico que narra a conversão de Saulo, podemos tirar várias lições para nossa vida e algumas delas vou colocar aqui. Em primeiro lugar, é necessário lembramos sempre que é Deus quem guia as nossas vidas. Saulo foi para Damasco com a intenção de prender os discípulos de Jesus e, no meio do caminho, Deus muda totalmente os seus passos. Em segundo lugar, vemos que Jesus chama Saulo pelo nome e que este pergunta quem estava falando. Neste pequeno diálogo, encontramos um Deus que nos conhece pelo nome, mesmo quando nós não o reconhecemos. Logo em seguida, a Sagrada Escritura vem nos dizer que os homens que acompanhavam Saulo ouviam a voz, mas não viam ninguém. Aqueles homens não viam ninguém, não pelo fato de estarem cegos, mas pelo fato de aquele ser um encontro marcado do Senhor somente com Saulo. Inúmeras vezes o nosso lado humano fala mais alto e acabamos querendo mostrar para os outros que servimos a Deus, que Adoramos a Jesus Cristo Sacramentado, que rezamos ou até mesmo quando fazemos caridade e esquecemos que estes momentos não devem ser visto por mais ninguém além do Senhor. Nos é relato também, que Saulo passa três dias sem ver, sem comer e sem beber. Neste relato do texto, encontramos a figura de um homem fraco, um homem no qual não tem a visão para guia-lo, um homem  que não tem vontade de comer e beber, mas ao mesmo tempo, podemos afirmar que foi na fraqueza de Saulo que Deus o sustentou. Assim, após a sua conversão, São Paulo foi o maior propagador do cristianismo e até hoje é um grande exemplo para os cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário