quinta-feira, 20 de junho de 2019

Reflexão sobre a Liturgia Diária 20/06/2019

Boa Tarde, povo de Deus!!!
É com muitaaaaaaaa alegria que venho ajudar vocês na reflexão do dia de hoje.
Vou dividir esta reflexão em duas partes, uma voltada para o Evangelho que se encontra em Lc 9, 11b-17 e outra sobre a Segunda Leitura que está em 1Cor 11,23-26.
Pode parecer meio confuso a ordem, porém, compreendi que assim seria melhor para que a reflexão fosse mais frutífera para nossa vida.
No Evangelho de hoje encontramos o milagre da multiplicação dos pães, milagre bem conhecido por nós. Diante deste Evangelho desejo chamar a atenção para o milagre em si, pois na Sagrada Escritura, nos é revelado que havia mais ou menos cinco mil homens e Jesus e seus discípulos tinham somente cinco pães e dois peixes. Jesus ordena que o povo sente em grupos de cinquenta pessoas, abençoa os pães e os peixes e pede para os discípulos distribuí-los para o povo. Os discípulos sem questionar, obedece Ele e depois que comeram e ficaram satisfeitos, percebem que sobraram doze cestos. Existe duas coisas muito interessante neste Evangelho, a primeira é que apesar dos discípulos saberem que cinco pães e dois peixes não dariam para todos os homens, eles não questionam Jesus, somente confiam e obedecem o Mestre, e a segunda coisa que me chama a atenção, é o milagre no qual Jesus multiplica os pães, é o momento que Jesus se revela como Deus e vem ao encontro da necessidade do teu povo.
Na segunda leitura de hoje encontramos um texto muito conhecido por nós Católicos. São Paulo narra a comunidade de Coríntios a última ceia, no qual Jesus ao repartir o Pão disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória” neste momento pela primeira vez aconteceu o que chamamos de transubstanciação, ou seja, o pão se transforma em corpo e o vinho se transforma em sangue de Jesus, e é esta mesma transubstanciação que acontece em todas as missas.
Resumidamente, a liturgia de hoje nos faz alguns convites, primeiramente o convite de confiar e obedecer a Deus e o convite de ver na Hóstia Consagrada o próprio Jesus Cristo e comungar o Corpo e o Sangue Dele em todos os momentos que nos for permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário