quarta-feira, 19 de junho de 2019

Reflexão sobre a Liturgia Diária 19/06/2019

 
 
Boa Tarde, povo de Deus!!!

Decidi agora, de última hora, escrever um pouquinho sobre a liturgia de hoje. Este texto vai ser dividido  duas partes, a primeira fala um pouquinho sobre a primeira leitura que está em 2Coríntios 9,6-11 e a segunda parte fala sobre o Evangelho de hoje que se encontra em Mateus 6,1-6.16-18.

Na leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios, gostaria de destacar os versículos 6 e 7, no qual fala: “quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7 Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.

Estive pensando em qual semente São Paulo se referia nesta carta e cheguei à conclusão que ele estava falando de várias sementes, que entre elas, está a semente do amor, uma semente que hoje em dia está na boca de muitos através de frases como “eu te amo”, porém, não se encontra com a mesma frequência no coração das pessoas.

Entre os vários significados de amor está o “excesso de zelo e dedicação”, bom zelo seria o cuidado e dedicação seria o gesto de se entregar, talvez por isso mesmo como cristãos podemos afirmar que a maior prova de amor foi quando Jesus morreu na cruz por nós, pois ele se entregou para nos salvar. Mas, trazendo para a nossa realidade, será que temos amado???

O quanto de amor você tem semeado??? Afinal de contas, como diz na leitura “quem semeia pouco colherá também pouco”. 
Não conheço você, ou talvez até conheça, mas não posso dizer se você semeia muito amor ou pouco amor. Contudo, olhando para o mundo atual, posso afirmar que todos precisamos semear mais amor pelos outros. Que a partir de hoje possamos pedir ao Espírito Santo a ajuda para amar mais e para amar a todos, e só assim, iremos colher um mundo que ama de verdade.

A segunda parte do texto, sobre o Evangelho de São Mateus, já é bem conhecido por muitos, mas hoje gostaria de focar a reflexão no versículo 1, no qual fala: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus”.
Bom, o Evangelho em si fala sobre fazer tudo em silêncio para que somente Deus saiba, e o primeiro versículo me chamou bastante a atenção pelo fato de nunca ter ouvido alguém focar nele, e por isso gostaria de voltar a atenção para ele.

Nos dias atuais muitas vezes ouvimos das pessoas que Deus é misericordioso, mas já não ouvimos com tanta frequência que Ele é justo. E não sei se é por isso, mas acabamos abusando da misericórdia de Deus e, além disso, acabamos querendo fazer a nossa parte como justiceiros. Não é difícil ouvir opiniões criticando alguma atitude de uma pessoa ou outra, o homem muitas vezes se acha no direito até de falar quem deve viver e quem deve morrer, a cada dia que passa nos tornamos mas justiceiros, muitas vezes diante de coisas grande e outras diante de pequenas coisas e acabamos nos esquecendo que a justiça verdadeira é a justiça de Deus. Diante disso, quero te convidar a pedir pela intercessão de Nossa Senhora do Silêncio, para que possamos parar de querer ser justiceiros e começar a nos silenciar e confiar no verdadeiro Juiz.

Um comentário: