domingo, 23 de junho de 2019

O deserto espiritual

Hoje decidi falar um pouquinho sobre o famoso deserto espiritual.
Bom, como a maioria sabe, o deserto é um lugar de quase absoluta  ausência de vida, um lugar vazio. E no deserto espiritual não é muito diferente, o deserto espiritual é uma fase da nossa vida espiritual em que nos sentimos vazios, é aquele famoso momento em que muitas vezes você não sente a presença de Deus, a tua oração parece não ser atendida, a tua vida espiritual parece estar paralisada.
Contudo, tenho duas notícias boas para você:  a primeira, é que os Santos já passaram por momentos assim, Santa Teresa de Calcutá, por exemplo, vive cerca de 30 anos nesta situação; a segunda, é que este momento, por mais que pareça nunca passar, ele vai passar, pode até demorar, porém, um dia passa.

Não sei ao certo o motivo de passar pelo deserto espiritual, ou pela noite escura da alma, como diz São João da Cruz, porém, tenho a certeza que saímos desse momento das nossas vidas muito mais fortes de quando entramos. Uma das frases mais interessante que já ouvi sobre o deserto espiritual foi que “o deserto é lugar de passagem” (Padre Paulo Ricardo) e talvez essa afirmação seja a nossa companheira para passar por este momento da nossa vida espiritual, afinal de contas, a partir do momento que sabemos que algo vai passar, é como se o peso ficasse mais leve.

Quando pensamos na palavra deserto no contexto Bíblico, logo nos lembramos dos 40 anos que os israelitas andaram em busca da Terra prometida. E é  assim também na nossa vida, passamos pelos desertos, muitas vezes essa passagem nos deixa cansados e desanimados, mas assim como os israelitas tinham a certeza que iriam chegar até a Terra  prometida, pois o próprio Deus tinha realizado esta promessa, nós também devemos seguir a diante em meio ao deserto, pois, quando ele acabar teremos tido uma experiência incrível, estando ainda mais forte de quando entramos nele.

Talvez você esteja se perguntando qual o segredo para passar pelo deserto? Eu não tenho muita certeza se é esse  o segredo, mas acredito que o segredo seja fazer as mesmas coisas que os israelitas fizeram, continuar a caminhar e confiar nas promessas de Deus. Infelizmente muita gente desiste quando se encontra no deserto, acha que Deus simplesmente o abandonou e dessa forma também acaba abandonando à Deus. Por isso hoje convido você a caminhar neste  deserto, caminhar com um olhar diferente, um olhar que tenta enxergar flores aonde muitas vezes só tem lama, um olhar que busca e confia nas coisas do alto e nunca se esquece das promessas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário