quarta-feira, 19 de junho de 2019

O valor de uma alma


"Dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é juventude santa.” Dom João Bosco.

É com essa frase que quero começar este texto, ou melhor, esta reflexão.

Talvez muitos conheçam a história de Dom Bosco, se você ainda não conhece, fica deste modo uma ótima oportunidade de conhecer um grande Santo da Igreja Católica. Bom, já faz algumas semanas que Deus tem incomodado o meu coração, e como alguns sabem, faço parte do ministério extraordinário da comunhão e do grupo de oração Jesus Sol de Justiça. Nas últimas semanas Deus tem me feito refletir o quanto vale uma alma, e confesso que tem sido bem difícil, afinal de contas, como colocar valor em uma dimensão na qual nem conhecemos direito. Mas vou tentar partilhar um pouquinho o que o Espírito Santo tem colocado no meu coração.

A alma é algo invisível aos olhos humanos, é uma parte desconhecida, mas apesar de tudo isso, nós como Católicos acreditamos que ela existe e que ela vale muito.

Uma alma vale o sacrifício, o sacrifício de um Deus Pai que nos dá teu Filho único para morrer em nosso lugar, o sacrifício de um Deus Filho que se deixa ser chagado, humilhado, crucificado e morto para nos salvar, o sacrifício de um Deus Espírito, melhor dizendo, Espírito Santo que se doa para nos santificar, para nos moldar. Sendo assim, podemos dizer que uma alma vale para Deus um sacrifício, mas e para nós???

Ahhhhhhhhhh... para nós uma alma também deveria valer o sacrifício, não o sacrifício de dar alguém que amamos para morrer, ou o sacrifício de morrer em uma Cruz, nem o sacrifício de se doar inteiramente para moldar os outros, mas o sacrifício de morrer para nós mesmos. Dom Bosco dizia “dai-me almas e ficais com o resto”, e hoje nós também devemos dizer “dai-me almas e ficai com o resto”. Talvez atualmente estamos dizendo somente “dai-me almas” e tenhamos esquecido de abrir mão do resto. Acredito que seja isso mesmo que tem nos faltado: abrir mão do resto. Assim, talvez muitos estejam se perguntando o que seria este resto, bom vou explicar.

O resto seria nós mesmo. Sim, nós somos o resto. Nossas vontades, nossos sonhos, nossas metas, nossos desejos, nossos pensamentos, nossas atitudes e tudo o mais  que possa vir pela tua cabeça. Portanto, desculpa, mas preciso te informar que o resto muitas vezes são os teus compromissos e até mesmo a tua família. É necessário fazermos exatamente igual aos discípulos e abandonar inteiramente as nossas redes. É necessário seguirmos os passos de todos os santos que até  agora a Igreja teve e morrer para nós mesmos, nos deixando ser guiados pelo Espírito Santo. É necessário deixar tudo por uma alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário