terça-feira, 25 de junho de 2019

Perseverai na Oração

 
Bom, hoje gostaria de falar um pouquinho sobre a perseverança na oração. Um dos significados da palavra perseverança é “qualidade de quem não desiste com facilidade”, e trazendo para a nossa realidade, seria a qualidade de quem não desiste com facilidade de rezar. Em uma pesquisa rápida, achei dois versículos na Sagrada Escritura que fala sobre o tema, o primeiro está em Colossenses 4;2: “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”; e o segundo está em Romanos 12;12: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. Sendo assim, podemos afirmar que a perseverança na oração é algo que os primeiros cristãos lutavam para ter, e é algo que com toda certeza Deus deseja de nós.

Pensando um pouquinho, cheguei à conclusão que a atitude de perseverar na oração nos traz várias virtudes, como por exemplo, a paciência e a confiança em Deus, além de nos trazer algumas graças. A perseverança na oração faz parte do caminho de santidade, posso afirmar que todos os Santos que temos na Igreja Católica perseveram na oração e, sendo assim, escolhi falar um pouquinho sobre Santa Mônica que é um dos exemplos de perseverança.

Santa Mônica nasceu em uma família cristã e como de costume foi entregue como esposa à um jovem chamado Patrício que era pagão, rude e violento. Como toda esposa e mãe cristã, Santa Mônica desejava ardentemente a conversão de sua família em especial pelo seu esposo e teus dois filhos Agostinho e Navigio, tendo em vista que sua filha Perpétua sempre esteve no caminho de Deus.

Durante aproximadamente 33 anos, Santa Mônica perseverou na oração rezando pela conversão de seu filho Agostinho, hoje reconhecido como Doutor da Igreja Católica, Santo Agostinho. Antes de morrer, ela disse à Agostinho que já tinha se convertido e era cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”. Após a morte de sua mãe, Santo Agostinho se dedicou a vida religiosa e foi ordenado como sacerdote.

Podemos encontrar na história dessa grande Santa uma perseverança inabalável, que superou as dificuldades do dia a dia, as tristezas e até mesmo o desânimo muitas vezes, e teve como frutos as virtudes: do temor a Deus, sabendo respeitar a vontade e o tempo Dele; a humildade, vivendo de forma simples e sobre tudo tentando ajudar os mais necessitados; o silêncio: se desligando dos problemas do dia a dia e assim conseguindo ouvir a voz de Deus; o domínio de si: reconhecendo que a vontade de Deus estava a cima da vontade própria; e a ternura: demonstrando a tua família todo o teu carinho e amor. 
Entre outras não citadas aqui, é claro que a maior graça que a perseverança de Santa Mônica recebeu foi a conversão de tua família.
Santa Mônica vem nos ensinar a sermos firme e perseverante na oração, ela nos ensina que por mais que pareça impossível algo através da perseverança e da oração o impossível se torna possível. 
Que possamos aprender a ser como ela e rezar mesmo quando as coisas parecerem não ter solução, rezar nos dias alegres e naqueles dias em que não queremos fazer exatamente nada, rezar pelas nossas alegrias, conquistas e pelas coisas que confiamos que um dia Deus irá realizar na nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário